Uma das etapas mais delicadas no processo de entrega é a transferência de produtos até o destinatário final.
A embalagem apropriada é vital para armazenar, proteger e servir de meio de manusear produtos. Cada embalagem deve ser projetada para proteger o produto em seu trajeto desde a postagem até o usuário final.
Uma embalagem de má qualidade pode ser contraproducente para o vendedor e distribuidor, pois pode resultar em danos, decomposição e, mesmo, em casos extremos, rejeição total por parte do comprador.
Assim, uma má embalagem pode resultar na perda de uma venda, e até mesmo na perda do cliente.
Materiais para embalar para entrega
O tipo de material utilizado para o transporte depende do produto, do tipo de transporte (terrestre, aéreo ou marítimo) e do destino final.
O conceito básico em embalagem é o de “carga unitária” que se baseia na ideia de que todos os transportadores devem embalar a carga de uma forma que possa ser movida e manipulada durante toda a cadeia de distribuição com equipamento mecânico como empilhadeiras e guindastes.
Esta prática reduz a mão-de-obra, a manipulação de caixas e a possibilidade de que a mercadoria seja danificada e, em última análise, se traduza em perdas para a empresa.
Da mesma forma, esse processo permite reduzir os tempos ao agilizar o carregamento e descarregamento do produto com o equipamento apropriado, torna as operações no centro de distribuição mais eficazes e reduz a possibilidade de perdas por qualquer motivo.
Os materiais de embalagem devem ser selecionados dependendo do produto e das condições ambientais, tais como temperatura, umidade atmosférica desejada ao redor do produto, resistência da embalagem, especificações do comprador, rotulagem, taxas de frete, entre outros.
Os procedimentos de embalagem devem cumprir as seguintes recomendações gerais e básicas:
- O produto deve ser colocado adequadamente dentro do recipiente para evitar que outros produtos se movam e o esmaguem.
- Não é aconselhável encher muito cada recipiente para poupar um pouco. Se o peso exceder os limites permitidos, é possível que o produto chegue danificado ao seu local de destino
- Uma vez que a caixa contenha tudo o que deve levar dentro, devemos selá-la com fita resistente à água. E de uma forma que se certifique de que o pacote não se abra ao longo do caminho. Podemos adicionar, além disso, segurança adicional adicionando uma camada de filme.
- A etiqueta de envio é a identidade do nosso pacote, por isso devemos garantir que não há nenhum erro nela e que ela seja destinada ao pacote correto.
Conclusão
Ninguém gosta que seus produtos sejam danificados durante um envio. Não só é uma perda de dinheiro, mas também de reputação, algo que pode nos fazer perder ainda mais dinheiro.
Há uma parte de responsabilidade que pode recair sobre a empresa transportadora, mas o remetente deve garantir que tudo tenha sido embalado corretamente.
Tenha em mente que uma remessa passará por muitas mãos antes de chegar ao seu destino. Além disso, uma experiência adequada de embalagem gerará uma boa imagem da marca, ganhando mais clientes! Por isso, é importante que você saiba embalar bem seus produtos.